Hospital de Braga com constrangimentos graves na urgência de Obstetrícia

Foi denunciado esta semana que o Hospital de Braga terá imposto escalas de urgência de Ginecologia/Obstetrícia abaixo do mínimo de segurança estabelecido pela Ordem dos Médicos. Uma situação grave, que pode ter consequências devastadoras para a população e coloca os médicos numa situação frágil e em sofrimento ético. A Ordem dos Médicos já interpelou a administração do hospital para pedir explicações.

A administração do hospital reconheceu, à comunicação social, que “tem vindo a constatar sérios constrangimentos em completar a escala de trabalho do Serviço de Urgência de Obstetrícia”, explicando que é uma “situação motivada pela saída, por aposentação ou rescisão, de cinco médicos obstetras”.

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) denunciou na sua página na internet que o conselho de administração do Hospital de Braga “impôs escalas de Urgência de Ginecologia/Obstetrícia abaixo dos mínimos estabelecidos pelo Colégio da Especialidade para um Hospital de Apoio Perinatal Diferenciado”.

A situação será acompanhada de perto nos próximos dias.