“Health and care workforce in Europe: time to act”

A Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade NOVA de Lisboa recebeu em Lisboa, no dia 18 de abril de 2023, Tomas Zapata Lopez, médico coordenador da Health Workforce and Service Delivery Unit da Organização Mundial de Saúde, para a conferência “Health and Care Workforce in Europe: Time do Act“. No evento, dirigido a profissionais de saúde, decisores e academia, Tomas Zapata apresentou o relatório “Health and care workforce in Europe: time to act” e abordou a necessidade de implementar novas políticas de gestão dos recursos humanos da saúde.

O médico oftalmologista João de Deus, coordenador do departamento internacional da Ordem dos Médicos e atual presidente da FEMS – Federação Europeia de Médicos Assalariados, esteve presente na conferência em representação do bastonário da OM, Carlos Cortes. Na sua intervenção, João de Deus partilhou muito do conhecimento e experiência adquiridos no âmbito das organizações internacionais, nomeadamente na FEMS onde propôs e desenvolveu o “Livro Branco sobre as condições de trabalho dos médicos europeus” onde muitas das questões relevantes pra o contexto da gestão de recursos humanos são abordados. João de Deus tem dedicado grande parte do seu trabalho enquanto presidente da FEMS à exigência do cumprimento da Diretiva Europeia do tempo de trabalho no que concerne ao limite máximo de 48 horas de trabalho semanal, ao respeito pelos descansos compensatórios, entre outros fatores que são reconhecidamente elementos que podem ajudar a reter os médicos nos sistemas de saúde públicos.

O objetivo da conferência foi evidenciar a situação de rutura na gestão dos recursos humanos da saúde e a necessidade de implementar novas políticas, tendo por base este relatório: Health and care workforce in Europe: time to act.