França homenageia médicos em Portugal

Em antecipação do Dia da Bastilha, que se assinala a 14 de julho, a Embaixada de França em Lisboa organizou hoje uma homenagem aos médicos e aos restantes profissionais de saúde portugueses, franceses e franco-portugueses pelo trabalho que realizaram nos últimos meses de pandemia e que permitiu salvar um grande número de vidas e controlar de forma eficaz a difusão da doença.
A dedicação da festa nacional francesa aos que estiveram na linha da frente do combate à pandemia acontece depois do Presidente Emmanuel Macron ter decidido que este era o momento de homenagear os médicos e restantes profissionais, num gesto também de fraternidade para com todas as pessoas afetadas pela COVID-19. Em França, a tradicional parada militar será também substituída por um tributo aos profissionais de saúde e decorrerá na Praça da Concórdia.

O bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, participou, por ocasião da celebração da tomada da Bastilha, numa cerimónia inédita, na qual, por indicação do presidente Emmanuel Macron, se dedicou a festa nacional francesa aos profissionais de saúde “que desde o primeiro dia não pouparam esforços para salvar o máximo de vidas humanas”, enquadrou a embaixadora Florence Mangin, em representação do seu presidente. Florence Mangin sublinhou que “durante esta crise os cidadãos voltaram a descobrir” os médicos e outros profissionais “como heróis do quotidiano” mas mesmo em tempo “normal” a ação de todos estes profissionais é sempre “notável” e digna de reconhecimento e admiração. Miguel Guimarães agradeceu ao presidente francês, na pessoa da senhora embaixadora, procurando traduzir por palavras o que sentem os profissionais: “estas homenagens dão-nos força para continuar” porque, explicou, demonstram reconhecimento pela dedicação e esforço, designadamente dos médicos. Assim, em nome dos valores que a república francesa representa – igualdade, fraternidade e solidariedade – o bastonário da OM fez questão de deixar a todos “que fizeram – e continuam a fazer – muito por todos nós” um sentido agradecimento.

Na cerimónia em Portugal, participaram os bastonários da Ordem dos Médicos, da Ordem dos Farmacêuticos e da Ordem dos Enfermeiros. “Quem conhece a história francesa sabe a força ímpar que representa dedicar aos profissionais de saúde uma efeméride como o Dia da Bastilha. É um reconhecimento muito importante, que demonstra a centralidade que a saúde deve ocupar num país. Em nome dos médicos portugueses apenas posso agradecer”, afirmou o bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, em nota de imprensa divulgada na manhã de dia 13 de julho de 202o.