Exames de imagem em mulheres com dor mamária clinicamente insignificante sem outros achados clínicos suspeitos

Recomendação

Escolha não requisitar exames de imagem em mulheres com dor mamária clinicamente insignificante [i.e. não focal (maior do que um quadrante), difusa ou cíclica] sem outros achados clínicos suspeitos.

Justificação

A dor mamária é muito comum em mulheres e geralmente não é um sinal de cancro da mama. Existem dois tipos diferentes de dor mamária. A dor que não é suspeita é chamada de “dor clinicamente insignificante”. A dor que pode ser eventualmente um sinal de cancro da mama é chamada de dor “clinicamente significativa”.

Dor mamária clinicamente insignificante é o tipo mais comum. Esse tipo de dor ocorre em mais de uma parte ou quadrante da mama, ou em ambas as mamas (ou seja, é difusa ou não focalizada). A dor pode ir e vir, e pode piorar antes que a mulher tenha o seu período menstrual (ou seja, ser uma dor cíclica). Exames de imagem não são recomendados para este tipo de dor.

Dor clinicamente significativa ocorre em uma parte focal da mama e não vai e vem (ou seja, não é uma dor cíclica). A maioria das dores clinicamente significativas ainda assim não são causadas por cancro, mas exames de imagem poderão ser recomendados.

Para mulheres com menos de 30 anos com dor mamária clinicamente significativa, a ecografia mamária geralmente é apropriada como exame de imagem inicial. Para mulheres com 30 anos ou mais com dor mamária clinicamente significativa, mamografia, tomossíntese e ecografia mamária geralmente são apropriadas como exames de imagem iniciais.

Se as mulheres tiverem dor e outros sintomas, como nódulo ou corrimento mamilar, devem consultar o seu médico, pois exames de imagem deverão ser recomendados.

A informação apresentada nesta recomendação tem um propósito informativo e não substitui uma consulta com um médico. Caso tenha alguma dúvida sobre o conteúdo desta recomendação e a sua aplicabilidade no seu caso particular, deve consultar o seu médico assistente.

Bibliografia

• Koweek RS, Vincoff NS. Patient-Friendly Summary of the ACR Appropriateness Criteria: Breast Pain. J Am Coll Radiol. 2022 Oct;19(10):e39.
      • Expert Panel on Breast Imaging: Jokich PM, Bailey L, D’Orsi C, Green ED, Holbrook AI, Lee SJ, et al. ACR Appropriateness Criteria® Breast Pain. J Am Coll Radiol. 2017 May;14(5S):S25-S33.
      • Kushwaha AC, Shin K, Kalambo M, Legha R, Gerlach KE, Kapoor MM, Yang WT. Overutilization of Health Care Resources for Breast Pain. AJR Am J Roentgenol. 2018 Jul;211(1):217-223.

Uma recomendação de:

Colégio da Especialidade de Radiologia da Ordem dos Médicos