Lesões pavimentosas intraepiteliais de baixo grau (LSIL ou CIN 1) em mulheres abaixo dos 25 anos

Recomendação

Escolha evitar tratar lesões pavimentosas intraepiteliais de baixo grau (LSIL ou CIN 1) em mulheres abaixo dos 25 anos.

Justificação

Independentemente da citologia prévia, o tratamento de lesões pavimentosas intraepiteliais de baixo grau (LSIL ou CIN 1) em mulheres com 21-25 anos não está recomendado. Estas lesões são uma manifestação histológica da infeção por HPV, sendo o grau de regressão da infeção alto nesta faixa etária, com progressão incomum destas lesões.

A informação apresentada nesta recomendação tem um propósito informativo e não substitui uma consulta com um médico. Caso tenha alguma dúvida sobre o conteúdo desta recomendação e a sua aplicabilidade no seu caso particular, deve consultar o seu médico assistente.

Bibliografia

• Massad LS, Einstein MH, Huh WK, Katki HA, Kinney WK, et al. 2012 updated consensus guidelines for the management of abnormal cervical cancer screening tests and cancer precursors. Obstet Gynecol. 2013;121:829-46.
  • Moscicki AB, Shiboski S, Hills NK, Powell KJ, Jay N, Hanson EN, et al. Regression of low-grade squamous intraepithelial lesions in young women. Lancet. 2004;364:1678-83.
  • Cox JT, Schiffman M, Solomon D. Prospective follow-up suggests similar risk of subsequent cervical intraepithelial neoplasia grade 2 or 3 among women with cervical intraepithelial neoplasia grade 1 or negative colposcopy and directed biopsy. Am J Obstet Gynecol. 2003;188:1406-12.

Uma recomendação de:

Colégio da Especialidade de Anatomia Patológica da Ordem dos Médicos