+351 21 842 71 00

Na agenda aceitamos eventos científicos e culturais. O critério de publicação será sempre da Ordem dos Médicos e todas as inserções ficam pendentes de aprovação. Para solicitar a divulgação do seu evento na agenda do site oficial da Ordem dos Médicos deve preencher o formulário e, caso seja um evento com patrocínio científico da OM, atribuído através do seu Conselho Nacional para Atribuição do Patrocínio Cientifico devera ser indicado o número do respetivo despacho;
– o pedido de publicação na agenda devera ser enviado com uma antecedência mínima de 15 dias em relação à data do encontro.

Clique aqui se deseja adicionar um evento científico e cultural.

A carregar Eventos

« Todos os Eventos

MOSTRA: Mário Saraiva, o percurso de um doutrinador

Novembro 9 - Dezembro 30

Está a decorrer até ao final do ano, na Biblioteca Nacional, uma mostra evocativa de homenagem ao médico Mário Saraiva. Mário Saraiva, natural de Guimarães, foi médico na zona Oeste e residia no Vilar Cadaval onde morreu em 1998. Nos princípios dos anos 40 defendeu no Jornal do Médico, com o colega Mário Cardia, a criação de uma assistência nacional de saúde. Deixou uma vasta obra, abrangendo vários temas (história, literatura, medicina, ensaios políticos…), sendo de destacar “O Caso Clínico de Fernando Pessoa” e a “Nosografia de D. Sebastião”, com várias edições. Foi pintor e ilusionista, tendo inventado sortes que estão registadas a nível internacional. Com os seus espetáculos de ilusionismo, Mário Saraiva angariava fundos que depois usava para fins de beneficência, ajudando as pessoas desfavorecidas da região. Escreveu sobre diversos temas para a Sociedade de Geografia de Lisboa, onde participava em tertúlias cíclicas. Mário Saraiva foi, para muitos, o último “João Semana” da zona Oeste.

Detalhes

Início:
Novembro 9
Fim:
Dezembro 30

Local

Biblioteca Nacional de Portugal