+351 21 842 71 00

Na agenda aceitamos eventos científicos e culturais. O critério de publicação será sempre da Ordem dos Médicos e todas as inserções ficam pendentes de aprovação. Para solicitar a divulgação do seu evento na agenda do site oficial da Ordem dos Médicos deve preencher o formulário e, caso seja um evento com patrocínio científico da OM, atribuído através do seu Conselho Nacional para Atribuição do Patrocínio Cientifico devera ser indicado o número do respetivo despacho;
– o pedido de publicação na agenda devera ser enviado com uma antecedência mínima de 15 dias em relação à data do encontro.

Clique aqui se deseja adicionar um evento científico e cultural.

A carregar Eventos

« Todos os Eventos

  • Este evento já decorreu.

Homenagem ao médico Ricardo Seabra Gomes

Novembro 17 @ 12:00

A Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) vai prestar homenagem ao médico Ricardo Seabra Gomes, responsável pela realização da primeira angioplastia coronária em Portugal. “Este ano a cardiologia de intervenção está a assinalar, em todo o mundo, os 40 anos da primeira angioplastia coronária, realizada em 1977 pelo médico Andreas Gruentzig, em Zurique. Em Portugal, o médico pioneiro foi Ricardo Seabra Gomes que, em 1984, fez a primeira angioplastia, o que pode ser considerado como uma verdadeira revolução na medicina”, explica João Brum Silveira, presidente da Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular. A cerimónia de homenagem, moderada pelos médicos João Brum Silveira (presidente da APIC) e João Morais (presidente da Sociedade Portuguesa de Cardiologia) contará igualmente com a presença de médicos internacionais pioneiros na implementação e desenvolvimento da técnica de angioplastia (um procedimento médico que tem com o objetivo melhorar o fluxo sanguíneo nas artérias e veias do corpo humano).
Ricardo Seabra Gomes é um reconhecido cardiologista de intervenção português. Foi Coordenador Nacional para as Doenças Cardiovasculares (2005-2008) e foi Diretor do Departamento de Cardiologia do Hospital Santa Cruz (1984-2005). Entre 1973 e 1978, foi investigador no National Heart Hospital e Cardiothoracic Institute, em Londres. Foi presidente da Sociedade Portuguesa de Cardiologia entre 2001 e 2003. É autor ou co-autor de mais de 500 artigos científicos e tem quase 1.200 resumos publicados.

Detalhes

Data:
Novembro 17
Hora:
12:00
Site:
http://www.apic.pt

Local

Centro de Conferências de Tróia