Na agenda aceitamos eventos científicos e culturais. O critério de publicação será sempre da Ordem dos Médicos e todas as inserções ficam pendentes de aprovação. Para solicitar a divulgação do seu evento na agenda do site oficial da Ordem dos Médicos deve preencher o formulário e, caso seja um evento com patrocínio científico da OM, atribuído através do seu Conselho Nacional para Atribuição do Patrocínio Cientifico devera ser indicado o número do respetivo despacho;
– o pedido de publicação na agenda devera ser enviado com uma antecedência mínima de 15 dias em relação à data do encontro.

Clique aqui se deseja adicionar um evento científico e cultural.

• Este evento já decorreu.

Curso de especialização – “Ética em Saúde”

25 Novembro, 2019

Estão abertas, até dia 25 de novembro, as candidaturas para o curso de especialização da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC), “Ética em Saúde”.

O Curso de Especialização de “Ética em Saúde” decorrerá de janeiro a abril de 2020 (à sexta, das 16h00 às 20h00; ao sábado, das 9h00 às 13h00, de duas em duas semanas).

De acordo com o Gabinete de Estudos Avançados da FMUC este curso visará “dar resposta ao interesse e procura crescentes que os profissionais de saúde em geral e os investigadores têm apresentado, relativamente às questões éticas dos cuidados de saúde e da investigação. A necessidade de formação e atualização nesta área é fundamental, não só porque a reflexão bioética tem de acompanhar os constantes progressos científicos como, também, porque em situações de conflitos e dilemas éticos é necessário saber deliberar, adequadamente, na procura do melhor curso de ação a tomar”. A pertinência e acutilância desta formação surge, sustenta o GEA, porque “o ensino da Ética Médica e da Bioética é um componente recente nas escolas médicas, de medicina dentária, de enfermagem e de tecnologias de saúde, pelo que muitos profissionais nunca tiveram qualquer formação nesta área”.

A Professora Margarida Silvestre (doutorada em Bioética pela Universidade Católica Portuguesa e professora auxiliar convidada e regente da unidade curricular de Ética do Instituto de Bioética da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra), é a coordenadora do curso de especialização “Ética em Saúde”.

A formação – que decorrerá na Subunidade 3 do Pólo III da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra – tem já o programa delineado. O plano formativo abrange não só as questões transversais aos cuidados de saúde e à investigação, como também os temas mais atuais e pertinentes da ética em cuidados de saúde e investigação e ainda outras questões mais latas, como demografia, economia e biodireito. Trata-se de uma proposta formativa completa e apelativa para todos aqueles que se dedicam à atividade clínica, cuidados de saúde em geral e à investigação científica.

Este curso tem o patrocínio científico da Ordem dos Médicos.

Para mais informações clique AQUI

Data: