“Diplomacia e Saúde Global”: um contributo para a Saúde de todos os povos

Por iniciativa da Ordem dos Médicos, da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares e do Instituto Diplomático, foi apresentado, no dia 6 de julho, em Lisboa, o livro “Diplomacia e Saúde Global” que contou com a coordenação de Delfim Rodrigues e Francisco Pavão. Na sessão, Miguel Guimarães elogiou os autores dos textos que compõem a obra e relembrou as palavras de Ursula von der Leyen: “Nenhum de nós estará seguro enquanto todos nós não estivermos seguros”.

Miguel Guimarães relembrou ainda que não há igualdade de oportunidades, diplomacia, política e nem sequer haverá sociedades dignas sem saúde. “É também essa noção que materializa a importância vital deste livro”, considerou, já que a obra é um debate multidisciplinar que procura estratégias conjuntas que visam colocar a saúde em todas as políticas é o primeiro passo para uma globalização mais estável, justa e igual.

Partilhando a sessão de encerramento com o bastonário, o presidente da APAH, Xavier Barreto, congratulou a iniciativa e fez uma breve contextualização histórica de alguns marcos em saúde global.

“Diplomacia e Saúde Global” contou com a coordenação de Delfim Rodrigues, Presidente do Conselho Fiscal e Disciplina da APAH, e de Francisco Pavão, Coordenador do Gabinete de Diplomacia da Saúde da OM, através da apresentação de oportunidades, de estratégias perante os desafios e de orientações programáticas para o país.

Delfim Rodrigues relembrou na apresentação que a sociedade – e os decisores – têm de perceber que o mundo está em constante transformação e que as respostas aos desafios de hoje não serão as mesmas de amanhã, nem tão pouco podem ser as mesmas do que ontem. Já Francisco Pavão mostrou entusiasmo na obra que agora foi apresentada “ao mundo” e lançou o desafio de uma eventual segunda edição, precisamente para responder à necessidade de constante atualização em temas de saúde.

Com edição e publicação da Editora Almedina o livro conta com o prefácio de Augusto Santos Silva, presidente da Assembleia da República. O livro encontra-se à venda na loja online da editora.