Dia Mundial do Cancro: “Eu Sou e Eu Vou”

A Ordem dos Médicos (OM) associa-se neste dia 4 de fevereiro – Dia Mundial do Cancro – à campanha “Eu Sou e Eu Vou” da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), por considerar que é importante inspirar mudança e mobilizar ação. Mudança e ação que começam na prevenção e na consciencialização para um problema que pode ser mitigado com pequenas ações individuais tais como uma dieta saudável, uma vida sem tabaco ou mesmo, em alguns casos, a vacinação.

A OM pretende ajudar a cumprir os objetivos que a campanha da LPCC promove:

Consciencializar

Mais informação capacita-nos para reconhecer os sinais de alerta e para fazermos escolhas informadas sobre a nossa saúde.

Prevenir e reduzir riscos

Pelo menos 1/3 dos cancros são evitáveis, o que nos dá todas as razões para defender escolhas saudáveis.

Igualdade de acesso ao tratamento

O acesso a diagnóstico precoce e a tratamento oncológico salvam vidas! Este acesso deve ser igual para todos.

Impacto financeiro e económico

O investimento na prevenção do cancro é rentável. Simultaneamente, haverá ganhos positivos no aumento da sobrevivência e da produtividade, além da melhoria da qualidade de vida.

Impacto mental e emocional

O atendimento de qualidade não se centra, apenas, nos aspetos físicos da doença. O atendimento ao doente inclui dignidade, respeito, apoio e amor e respeita o bem-estar emocional, sexual e social de cada individuo e do seu cuidador.

Promover a capacitação

Profissionais de saúde capacitados e bem informados são uma das maneiras mais poderosas de oferecer um tratamento de qualidade contra o cancro.

Trabalhar como uma equipa

A sociedade civil, as empresas, as escolas, os municípios, cada um e todos podem apoiar soluções abrangentes e coesas. A conjugação de esforços leva a uma ação poderosa a todos os níveis.

O Dia Mundial do Cancro foi instituído a 4 de fevereiro de 2000, no âmbito do World Summit Against Cancer for the New Millenium em Paris. Comemora-se anualmente desde então, por iniciativa da UICC (União Internacional de Controlo do Cancro), com o principal objetivo de sensibilizar a população mundial e mobilizá-la na luta contra o cancro.

Saiba mais aqui!