Dia da Criança assinalado com entrega de viseiras aos mais pequenos

Movimento solidário “Todos Por quem Cuida” já ofereceu material de proteção em todo o país. Iniciativa da Ordem dos Médicos e da Ordem dos Farmacêuticos, com o apoio da APIFARMA e de várias instituições, nasceu para proteger todos os que estão na linha da frente.

O Dia da Criança assinalou-se hoje, dia 1 de junho, num contexto particularmente diferente do que qualquer sociedade poderia imaginar e com a pandemia a ter um impacto muito grande também na vida dos mais pequenos. Para dar um sinal positivo nesta fase em que estamos a fazer um desconfinamento progressivo, a conta solidária “Todos Por Quem Cuida” decidiu assinalar esta efeméride com a entrega de material de proteção aos mais pequenos, pretendendo-se alertar para a importância de retomar a nova normalidade, mas em segurança.

A entrega simbólica aconteceu no polo do Hospital Pediátrico do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, na presença do presidente do conselho de administração dos CHUC, Fernando Regateiro, e da Liga dos Pequeninos desta unidade pediátrica. A Ordem dos Médicos esteve representada por Inês Mesquita, do Conselho Regional do Centro, e a Ordem dos Farmacêuticos pela presidente da Secção Regional do Centro, Anabela Mascarenhas.

“O valor de uma sociedade vê-se através de várias coisas, nomeadamente na forma como se dedica aos mais velhos e aos mais novos. Tanto os que ajudaram a construir o nosso país como os que representam o nosso futuro merecem ser especialmente acarinhados numa crise como a que atravessamos. A entrega das viseiras aos mais pequenos pretende ser um sinal de que há esperança e de que há um caminho que nos vai voltar a unir a todos, ainda que com precauções a que não estávamos acostumados”, sintetiza o bastonário da Ordem dos Médicos.

“Nesta pandemia temos falado muito de heróis. Estas crianças são também elas verdadeiros heróis, que deixaram os seus amigos e as suas escolas para passar a viver dentro de quatro paredes e a ter um contacto com o mundo mediado pelas novas tecnologias, sempre que tal foi possível e com tudo o que de bom e de mau isso nos trouxe”, acrescenta Miguel Guimarães.

O movimento “Todos Por Quem Cuida” nasceu de um repto da sociedade civil e foi criado pela Ordem dos Médicos e pela Ordem dos Farmacêuticos, com o apoio da APIFARMA e de várias instituições, com o principal objetivo de levar material de proteção às unidades de saúde, mas também a todos os que têm estado na linha da frente de combate à pandemia, como bombeiros, forças de segurança ou cuidadores.

Os contributos podem realizar-se através de Transferência Bancária para a Conta Solidária “Todos Por Quem Cuida”, que tem os seguintes dados:

• Conta CGD número 0646 017662 930

• IBAN PT50 0035 0646 00017662 930 21

• NIB 0035 0646 00017662 930 21

Informação Adicional, Vídeos e Testemunhos em:

ordemdosmedicos/todosporquemcuida.pt

todosporquemcuida.pt