+351 21 151 71 00

COVID19: recursos online e linhas de apoio para médicos e doentes e apoios financeiros

Nesta fase de pandemia, grupos informais de médicos, associações de doentes, empresas e sociedade civil têm organizado as mais diversas iniciativas de interesse para a saúde dos portugueses. Divulgamos alguns exemplos dessas iniciativas:
800 919 232 – Linha de Apoio Oncológico COVID-19
No âmbito da ameaça da doença pelo coronavírus 2019 (ou COVID-19), e porque, mais do que nunca, estamos todos ligados, o Núcleo Regional do Norte da Liga Portuguesa Contra o Cancro criou uma linha de apoio a doentes oncológicos em regime de isolamento social. Este recurso liga o doente oncológico da região Norte do país a tudo o que precisa: apoio social e económico, entrega de refeições, compra e entrega de bens alimentares, entrega de medicação hospitalar ou de farmácia em casa, consultas de psico-oncologia, informação técnica e científica sobre o Covid-19, aconselhamento jurídico e apoio social e económico. Chamadas gratuitas, das 08h30 às 17h30, de 2ª a 6ª feira.
#ficaocupadosaojoao
Iniciativa do Gabinete de Terapia Ocupacional do Serviço de Psiquiatria do Centro Hospitalar Universitário São João, em parceria com a área técnico-científica de terapia ocupacional da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico do Porto, este projeto reúne 20 terapeutas ocupacionais e 50 alunos finalistas da licenciatura em terapia ocupacional, que em conjunto e de forma voluntária, pensaram e desenvolveram este recurso que tem como objetivo propagar estratégias para a organização das rotinas do dia a dia. Num contexto de doença, no hospital ou em casa, a rotina proporciona sentimentos de segurança e estabilidade. Especialmente na situação de isolamento em que vivemos, contribui para diminuir o stress.  Em #ficaocupadosaojoao poderá encontrar informações, estratégias e recursos, direcionados para várias áreas.
800 300 350 – Linha de apoio ao doente de Oftalmologia
A Sociedade Portuguesa de Oftalmologia criou uma linha de apoio a doentes que funciona através dos meios técnicos disponíveis na COESO – call center e backoffice. Está disponível das 9 às 24h de segunda a sábado. As chamadas são encaminhadas para os colegas que se voluntariem para efectuar essas consultas não presenciais. O número é 800 300 350
www.p5.pt/apoio/ – Apoio de Psiquiatria para profissionais de saúde
Numa junção de vários grupos informais de psiquiatras que convergiram neste projeto que beneficia da estrutura já montada no Centro de Medicina Digital P5 da Escola de Medicina da Universidade do Minho. Os médicos – ou outros profissionais de saúde que necessitem – podem aceder à teleconsulta registando o seu pedido em www.p5.pt/apoio/
A consulta será agendada na primeira disponibilidade de um médico psiquiatra do projeto.
Apoio psicológico a profissionais de saúde e familiares
A Lusíadas Saúde criou uma linha de apoio psicológico destinada aos profissionais de saúde e seus familiares durante a pandemia de COVID-19. O serviço prevê uma linha de atendimento telefónico e, sempre que necessário, o encaminhamento para consultas de Psicologia ou Psiquiatria. A sensação de insegurança no local de trabalho, o medo de infeção ou de ser o transmissor da infeção a terceiros, as alterações emocionais, a exaustão física e a culpabilização pela dificuldade de articular as exigências profissionais e familiares são alguns dos desafios enfrentados todos os dias pelos profissionais de saúde e que motivaram a criação deste novo serviço. O serviço funciona todos os dias úteis, das 9h às 21h e conta com uma equipa de especialistas das áreas de Psiquiatria e Psicologia, coordenados pelos psiquiatras Pedro Cintra (Hospital de Cascais) e Ana Peixinho (Hospital Lusíadas Lisboa).

 

SOS.COVID19.PORTUGAL e STOP.COVID.PT
São dois movimentos no âmbito da sociedade civil que se juntaram e angariaram 94.021,20 euros em donativos, o que lhes permitiu distribuir, equitativamente,  entre o Hospital de S. João, no Porto, o Hospital de Sta. Maria, em Lisboa e o Hospital Garcia de Orta, em Almada, uma grande quantidade de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), nomeadamente, 39.025 máscaras cirúrgicas, 3.000 máscaras FFP2 e 3.335 viseiras, equipamento proveniente da China que chegou ao nosso país no passado dia 26 de março e que já foi entregue nos referidos hospitais. A nova campanha será de angariação de fundos para aquisição de máscaras, luvas e protetores de sapatos para serem entregues a 521 lares de idosos e 1190 instituições de cuidados continuados que integram a União das Misericórdias de Portugal.

 

SOS Vizinho – www.sosvizinho.pt

O SOS Vizinho nasceu com o objetivo de fazer chegar aos grupos de risco idosos (> 65 anos) e doentes crónicos (como hipertensos, pessoas com problemas cardíacos e cardiorespiratórios, diabéticos, pessoas imunodeprimidas e com doenças auto-imunes, entre outras) os bens essenciais para evitar que estas pessoas tenham que sair das suas casas, colocando-se em risco. Veja como ajudar no site.

 

Meio milhão de euros para apoiar iniciativas da comunidade no âmbito do combate à COVID-19
A empresa farmacêutica BIAL anunciou a criação de um fundo, com uma dotação de meio milhão de euros, para apoiar diversas iniciativas da comunidade no âmbito do combate à pandemia COVID-19. “Com esta ação queremos dar resposta a distintas necessidades, algumas das quais já nos chegaram, de profissionais e instituições de Saúde, de solidariedade social ou no âmbito de programas e projetos que visam uma melhor prestação de cuidados”, explica António Portela.