Comunicado – Situação Covid-19 (25/05/2022)

Portugal é atualmente o país da UE com maior taxa de infeção por SARS-CoV-2, por dia, por milhão de habitantes, verificando-se também o aumento do índice de transmissibilidade. A dificuldade no acesso aos testes COVID-19, pode significar que casos positivos, não identificados formalmente, contribuam para as cadeias de transmissão na comunidade. O aumento das infeções poderá estar ainda associado às novas variantes do vírus e ao recente alívio das restrições em contexto social e laboral.

Apesar de Portugal não estar ainda próximo dos piores valores registados durante a pandemia, os médicos de saúde pública estão preocupados com a atual evolução do número crescente de casos positivos, com os seus potenciais efeitos na morbilidade e na mortalidade e consequentes constrangimentos na capacidade de resposta do Serviço Nacional de Saúde.

De modo a melhor proteger a saúde dos portugueses, a preservar o bom funcionamento dos serviços de saúde e para evitar que a situação pandémica em Portugal agrave ao ponto de serem necessárias novas medidas, severamente mais restritivas, a Direção do Colégio da Especialidade de Saúde Pública considera necessário a adoção das seguintes medidas a nível nacional:

• Reposição da gratuitidade dos testes;
  • Reforço da capacidade de resposta da linha SNS 24 – não só ao nível dos automatismos, mas também ao nível da capacidade de resposta personalizada;
  • Aplicação de medidas específicas em locais frequentados por população particularmente vulnerável, com especial atenção aos equipamentos da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados, Estruturas Residenciais para Idosos (ERPI), centros de dia, centros de convívio e hospitais de dia (ou centros clínicos com atividades equivalentes) que incluam administração da 2ª dose de reforço nos utentes e testagem regular de funcionários;
  • Reforço da importância e da necessidade da ventilação, de preferência natural, dos espaços fechados;
  • Ajuste da estratégia de vacinação com início imediato da administração da 2a dose de reforço a pessoas com mais de 70 anos de idade.

A Direção do Colégio da Especialidade de Saúde Pública insistente na recomendação do uso de máscara em todos os locais fechados, designadamente, qualquer espaço comercial e nos locais de trabalho, bem como nos espaços abertos, sempre que impliquem uma aglomeração de pessoas.

25 de maio de 2022

A Direção do Colégio da Especialidade de Saúde Pública