+351 21 842 71 00

Competências Essenciais ao Exercício do Médico Especialista em Saúde Pública

O Conselho Nacional Executivo da Ordem dos Médicos aprovou a 31.05.2013 o documento que apresenta as competências consideradas essenciais ao exercício do médico especialista em Saúde Pública, elaborado pela Direcção do Colégio de Saúde Pública.

A elaboração das Competências teve em consideração o perfil nacional do médico de saúde pública português, as competências listadas para a especialidade pela União Europeia dos Médicos Especialistas da Comunidade Europeia (UEMS), bem como os princípios definidos para formação na especialidade contidos no Programa de Formação do respectivo internato.

Ao estabelecer as competências essenciais ao exercício de um especialista médico em saúde pública, a finalidade do documento é a de estabelecer, entre outros aspectos, regras que permitam:

  1. Definir o seu perfil profissional e facilitar a elaboração de enquadramento para legislação na área da saúde pública, incluindo aquela que é específica a concursos de habilitação (especialista; consultor) e provimento;
  2. Estabelecer referenciais para construção de indicadores a usar em contratualização de serviços e actividades;
  3. Contribuir o aperfeiçoamento de competências a nível internacional, designadamente Europeu.

DOWNLOAD
Competências Essenciais ao Exercício do Médico Especialista em Saúde Pública