+351 21 842 71 00

Membros da Direcção

António Jorge dos Santos Silva

António Pedro Pinto Cantista

Frederico José Teixeira

Idalina Manuela de Oliveira Sá Coutinho Russell

João Fernando Sena Martins Transmontano

Luís Alberto Cardoso de Oliveira

Maria Cândida da Cruz Abranches Monteiro

Critérios de admissão

Admissão na Competência de Hidrologia Médica

O Conselho Nacional Executivo decidiu homologar os critérios de admissão na Competência em Hidrologia Médica nos seguintes termos:

De 1 de Fevereiro de 2010 a 30 de Abril de 2010 poder-se-ão propor à admissão para obtenção da Competência em Hidrologia Medica, pela Ordem dos Médicos
Os Licenciados em Medicina inscritos na Ordem dos Médicos que sejam portadores do titulo de especialista ou equivalente e tenham frequentado e adquirido:
1 – Curso de Hidrologia das Universidades Portuguesas ou equivalentes.
2 – Mestrado em Hidrologia ou Curso de Estudos Superiores pós-graduação que venha a ser implementado pela Ordem dos Médicos ou Instituto Universitário.
• Para tal, os interessados deverão entregar na Ordem dos Médicos: pedido de admissão para obtenção da competência de Hidrologia Medica; documento de aceitação do médico orientador (obrigatoriamente portador do titulo da competência); o plano de estágios a realizar.
• Este estágio de pratica clínica de 24 meses de serviço efectivo de consultas e seguimento de Termalistas deve ser exercido num ou em vários estabelecimentos termais, como Médico adjunto, auxiliar ou estagiário, com uma carga horária de, pelo menos, 20 horas/ semana.
• Declaração do Director Clínico da aceitação do estágio de prática clínica. Este estágio poderá ser realizado em mais do que um Estabelecimento Termal desde que sejam dirigidos por Médicos Hidrologistas .
• Durante o período de estágio deverão desenvolver um projecto de investigação clínica ou experimental, no âmbito da Hidrologia Médica, a defender, num período de 6 meses, após a conclusão do estágio.
• Após a conclusão do estágio o candidato à obtenção do título deverá requerer a titularidade entregando:
1. Requerimento
2. Curriculum Vitae
3. Relatório do estágio confirmado pelo orientador
4. Relatório do Projecto de Investigação

Normas e recomendações

O Conselho Nacional Executivo na sua reunião de 29.10.2012, aprovou o manual de boas práticas dos estabelecimentos termais proposto pela direcção da competência em Hidrologia Médica que se anexa.

DOWNLOAD
MANUAL_BOAS_PRATICAS_ESTABELECIMENTOS_TERMAIS