CNE – Plataforma de Observação e Acompanhamento da Saúde – 18-03-2003

O Conselho Nacional Executivo da Ordem dos Médicos analisou a actual situação do Sector da Saúde, nomeadamente a introdução de novas formas de gestão baseadas na cultura empresarial.
É parecer da Ordem dos Médicos que o processo agora iniciado, se mal conduzido, é passível de pôr em causa o direito dos portugueses a uma saúde de qualidade, de acesso universal, sem descriminação e tendencialmente gratuita.

Nesta conformidade, decidiu-se fomentar e apoiar a criação de uma estrutura de cidadãos, conhecidos pela sua elevação intelectual e saberes que se constituirão numa “Plataforma de Observação e Acompanhamento da Saúde”.

Tal plataforma será presidida pelo Exm.º. Sr. Dr. Arlindo de Carvalho, ex-Ministro da Saúde.
A Ordem dos Médicos fornecerá a esta estrutura toda a informação disponível, bem como o apoio técnico indispensável, articulando-se com a referida plataforma através do Bastonário e dos Presidentes dos Conselhos Regionais.

Coimbra, 18 de Março de 2003 Conselho Nacional Executivo