CEOM na defesa da qualidade e da independência da medicina

Nova direção do CEOM eleita no final de outubro, na qual o médico português José Santos foi reconduzido no cargo de presidente desta organização europeia

Na mesma reunião em que o médico português José Santos foi reeleito para a presidência do CEOM (Conselho Europeu das Ordens Médicas), houve vários outros temas que marcaram a atualidade:Além da eleição do novo board da CEOM foram assinalados os 50 anos da criação desta importante organização europeia, que nasceu em 1971, e foram aprovados vários documentos sobre temas relevantes para os profissionais:

Proposta de celebração do dia internacional da profissão médica
No âmbito da 71ª WMA General Assembly (que decorreu online) a esta assembleia mundial pediu que o dia 30 de outubro fosse reconhecido como o Dia Internacional da Profissão Médica num tributo ao empenho e dedicação dos médicos ao serviço da humanidade, da saúde e do bem-estar dos seus doentes, e do respeito pelos valores éticos da profissão. A informação pode ser consultada aqui.

Declaração sobre vacinação
Desde a primavera de 2020 que o mundo está a enfrentar uma crise sanitária causada pela pandemia de COVID-19 com consequências desastrosas para a saúde e bem estar da população. Reconhecendo que esta situação requer uma ação coletiva urgente nomeadamente para aumentar o nível de proteção pela vacinação, sem o qual esta luta será muito difícil, o CEOM apelou a que médicos e outros profissionais de saúde trabelhem em conjunto com as autoridades de saúde e todos os outros atores relevantes do setor para uma ampla vacinação da população contra a COVID-19. Na declaração que pode ser lida aqui, o CEOM lembrou ainda que os médicos envolvidos no programa de vacinação contra a COVID-19 têm um papel importante a desempenhar na monitorização independente da segurança e eficácia da vacina e na garantia de acompanhamento contínuo durante toda a campanha de vacinação. O apelo é ainda de que os profissionais sejam vacinados a fim de prevenir a propagação de COVID-19, especialmente nos seus doentes, e para demonstrar publicamente a confiança na vacinação. O CEOM enfatiza que a confiança do público na profissão médica é essencial para ajudar as pessoas a fazerem as escolhas certas sobre este meio de prevenção. O CEOM, que é membro da Coligação Europeia para a Imunização, apelou ainda aos governos europeus para que promovam o acesso a esta vacina para todas as pessoas, não só na Europa mas em todo o mundo.

Declaração do CEOM em apoio à Ordem dos Médicos portuguesa

O CEOM tomou conhecimento da aprovação, pela Assembleia da República portuguesa, de um projeto que visa a alteração dos estatutos das ordens profissionais, reduzindo a sua capacidade de defesa dos seus membros e com ingerência direta do poder político nessas instituições, ingerências essas que são inadmissíveis em regimes democráticos. Especificamente no que se refere à classe médica, foi com perplexidade que essa notícia foi recebida. O Plenário do CEOM expressa total solidariedade à Ordem dos Médicos Portugueses e aos médicos portugueses, que têm desempenhado um trabalho notável na gestão da crise pandémica e na apresentação de soluções para um melhor sistema de saúde. Na declaração sobre este tema que pode ser lida aqui o CEOM recorda que é a própria legislação europeia que regulamenta a profissão médica, dada a sua complexidade e impacto direto na vida dos cidadãos. O CEOM manifestou ainda preocupação com o facto de poder vir a haver um impacto muito negativo na qualidade dos cuidados de saúde prestados.

Placa da comemoração dos 50 anos do CEOM nas mãos do secretário geral, Jean François Rault, e do presidente reeleito, José Santos