Bastonário repudia declarações do presidente da CM de Odivelas

A Ordem dos Médicos tomou conhecimento que o presidente da Câmara Municipal de Odivelas, Hugo Martins, prestou declarações lamentáveis e insultuosas para com os médicos, onde desvalorizou a carreira médica e incentivou o desemprego como fator de igualdade entre profissões.

O autarca do PS afirmou-se “contra o aumento da valorização da carreira médica”, dizendo que “no dia em que na administração pública a valorizarmos” o setor privado dobra o valor. Hugo Martins vai mais longe e disse: “Enquanto não metermos na cabeça que pode haver juristas com falta de emprego, professores com falta de emprego, arqueólogos com falta de emprego, artistas com falta de emprego, mas médicos não podemos ter porque os senhores da Ordem dos Médicos…”.

No vídeo que a Ordem dos Médicos teve acesso, a ideia não é concretizada. Mas se Hugo Martins disse que a Ordem dos Médicos defende a qualidade da medicina e defende todos os doentes, estaria certo. Se Hugo Martins disse que os médicos são a profissão com maior responsabilidade técnica, social e ética, porque salvam vidas, estaria certo. Se Hugo Martins disse que a Ordem dos Médicos nunca permitirá que a qualidade da formação dos médicos seja posta em causa por políticos que nunca viram um doente na vida, nem fazem ideia do que isso é e do que tal acarreta, também estaria certo.

“A falta de respeito pelos médicos e a postura de Hugo Martins é inqualificável e merece repudio total dos médicos portugueses”, afirma Miguel Guimarães.

O bastonário acrescenta que é “inacreditável” que pessoas com cargos públicos demonstrem tamanha falta de conhecimento sobre os temas que abordam, mostrando “arrogância” e provando que “muitos dos problemas do país são provocados pela falta de qualidade de quem gere bens públicos”.

Lisboa, 26 de março de 2022

Veja as declarações do autarca de Odivelas aqui.