Bastonário recebe prémio de “personalidade do ano” em nome dos médicos

A Fundação Portuguesa do Pulmão (FPP) atribuiu, no dia 16 de dezembro, o “Prémio personalidade do ano 2022” aos médicos que “com entrega e abnegação ajudaram a ultrapassar a pandemia”. Miguel Guimarães foi o escolhido para receber a distinção em nome dos seus colegas, enquanto bastonário da Ordem dos Médicos.

“Em nome dos médicos, que tenho a honra e o privilégio de representar, quero deixar desde já o meu agradecimento à Fundação Portuguesa do Pulmão. O papel dos médicos durante a pandemia foi um papel extremamente importante”, relevou. Miguel Guimarães salientou ainda que estes profissionais “no terreno conseguiram assumir a liderança dos processos para combater uma doença que era desconhecida de todos”.

Aquando da receção da medalha que oficializou o prémio, o bastonário não esqueceu o trabalho de todas as direções dos colégios, nem do Gabinete de Crise para a Covid-19 da Ordem dos Médicos. Estas estruturas, a par das sociedades científicas “fizeram recomendações muito úteis que permitiram que vários hospitais começassem a tomar determinado tipo de decisões em função dessas recomendações”, concluiu.

Antes, José Alves, presidente do conselho de administração da FPP, confessou que é um “privilégio” poder reconhecer “que fizeram todos os médicos, tal como reconhecer também, em particular, o trabalho do bastonário”. Um sentimento partilhado por Henrique Queiróga, vice-presidente do conselho geral da fundação, que transmitiu a Miguel Guimarães o seu “apreço pela atitude digna e responsável que [o bastonário] sempre teve.