Durante a visita de trabalho aos Açores, a comitiva da Ordem dos Médicos, liderada pelo bastonário, Miguel Guimarães, foi recebida pelo Governo regional, mais concretamente pelo presidente, José Manuel Bolieiro, e pelo secretário regional da Saúde e Desporto, Clélio Meneses. O motivo da audiência foram os problemas relatados pelos médicos no Hospital do Divino Espírito Santo (HDES), bem como a procura de soluções que potenciem o diálogo entre os profissionais e a administração do hospital. A Ordem dos Médicos apresentou ao Governo várias propostas que vão ao encontro de conferir melhores condições para que os médicos se sintam “motivados” em continuar na região, promovendo um melhor e maior acesso a cuidados de saúde para os açorianos.

“Os médicos estão interessados em ajudar os açorianos. Estão interessados em ajudar o hospital, mas precisam de sentir que são respeitados, precisam de sentir que são ouvidos e precisam de sentir que partilham das decisões que são tomadas”, disse o bastonário, em declarações à comunicação social, após a audiência. Por sua vez, José Manuel Bolieiro reiterou a disponibilidade para colaborar de forma “preventiva no surgimento de dificuldades que possam surgir”, analisando com “bons olhos” a auscultação da Ordem dos Médicos, pois “quando é possível resolver um problema no seu início, mais eficaz se torna a intervenção”.