Bastonário celebra Dia Mundial da Saúde junto de médicos e utentes idosos

O bastonário da Ordem dos Médicos, Carlos Cortes, visitou hoje, Dia Mundial da Saúde, a unidade hospitalar de Abrantes do Centro Hospitalar do Médio Tejo, onde marcou presença junto dos colegas dos serviços de urgência, Medicina Interna e hospitalização domiciliária, entre outros. Dando voz ao mote deste dia – “saúde para todos” – Carlos Cortes visitou em seguida o Lar da Santa Casa da Misericórdia, na mesma cidade. Nesta instituição, que acolhe e acarinha mais de 100 utentes, o bastonário convidou para o acompanhar os médicos João Gorjão Clara e Pedro Madeira Marques, respetivamente presidente e vice-presidente da AMIDI – Associação dos Médicos dos Idosos Institucionalizados.

A reunião de trabalho que antecedeu a visita contou com a presença do provedor da Santa Casa da Misericórdia de Abrantes, João Pombo, que assumiu o cargo há apenas duas semanas, explicou o desejo de “abrir a instituição à comunidade”, o que pode ser feito, por exemplo, através de voluntariado de jovens, através dos escuteiros, por exemplo.

Carlos Cortes deixou clara a preocupação da Ordem dos Médicos com a concretização do conceito “saúde para todos”: “Nenhuma faixa etária deverá ficar de fora”, frisou, apelando a que enfrentemos o envelhecimento da população dotando o sistema de saúde de meios para proporcionar melhores cuidados a todos.

Em declarações à imprensa, Carlos Cortes lamentou que a gestão que o Ministério da Saúde faz seja muitas vezes apenas no imediato e instou a maior diálogo com os profissionais para que se encontrem melhores soluções, mais planeamento e mais investimento.

Evidenciando a importância da articulação entre setores, o bastonário realçou que não tem “preconceitos ideológicos”. Para Carlos Cortes o importante é que as parcerias e protocolos que se estabeleçam beneficiem os portugueses e promovam a sua saúde e bem estar. Especificamente no que se refere à hospitalização domiciliária, área em que defende uma aposta forte para melhor e mais saúde para todos, enalteceu o protocolo recentemente firmado pelas duas instituições que visitou em Abrantes.

Leia AQUI o comunicado emitido pela OM neste dia.