Ato anestésico em doentes com comorbilidades sem uma avaliação pré-operatória

Recomendação

Escolha não iniciar o ato anestésico em doentes com comorbilidades significativas sem uma avaliação pré-operatória apropriada realizada em tempo útil e com apoio pós-operatório adequado às suas necessidades.

Justificação

A capacidade de prestar cuidados perioperatórios adequados aos doentes com comorbilidades significativas é um fator determinante para se obterem bons resultados clínicos. A avaliação pré-operatória deve ser adequada e oportuna para garantir todo o perioperatório num local capaz de prestar os cuidados necessários ao doente e ao procedimento a que este será sujeito. A existência no intra e pós-operatório de pessoal, equipamento e infraestruturas adequadas deve ser avaliada e planeada no pré-operatório.

A informação apresentada nesta recomendação tem um propósito informativo e não substitui uma consulta com um médico. Caso tenha alguma dúvida sobre o conteúdo desta recomendação e a sua aplicabilidade no seu caso particular, deve consultar o seu médico assistente.

Bibliografia

• Sankar A, Beattie WS, Wijeysundera DN. How can we identify the high-risk patient? Current Opinion in Critical Care. 2015;21(4):328-35.
  • Minto G, Biccard B. Assessment of the high-risk perioperative patient. Continuing Education in Anaesthesia Critical Care & Pain. 2014;14(1):12-7.
  • Talmor D, Kelly B. How to better identify patients at high risk of postoperative complications? Current Opinion in Critical Care. 2017;23(5):417-23.
  • Aronson S, Mythen MG. Perioperative management of high-risk patients: Going beyond “avoid hypoxia and hypotension”. 2017;318(14):1330-2.

Recomendação original disponível em:

www.choosingwisely.org.au/recommendations/anzca

Uma recomendação de: