Angariados 800 mil euros para nova unidade de infecciologia no Hospital S. João

No dia 27 de maio deste ano, a Associação Empresarial de Portugal, a Ordem dos Médicos e o Centro Hospitalar e Universitário de São João (CHUSJ) assinaram um protocolo para a construção de um centro de Infeciologia. O custo total estimado é de dois milhões e meio de euros.

Na última sexta-feira, o Conselho Metropolitano do Porto revelou que já foram angariados cerca de 800 mil euros para o projeto, existindo a expetativa que o restante montante possa ser angariado até ao final do mês de setembro e início de outubro.

Na sessão na qual foi assinado o protocolo, em declarações à comunicação social, o presidente da associação empresarial, Luís Miguel Ribeiro, explicava que seria levada a cabo uma angariação de fundos junto de empresários e uma sensibilização junto de instituições públicas para garantir a verba necessária ao projeto. Já o bastonário da Ordem dos Médicos lembrava a importância de “reforçar a capacidade de resposta do nosso Serviço Nacional de Saúde. (…) Temos de aumentar-lhe a capacidade, não apenas para a COVID-19, mas para todas as doenças víricas e bacterianas”. Por sua vez, António Sarmento, diretor do Serviço de Doenças Infecciosas do CHUSJ, destacava que “uma obra desta natureza construída em 2020 terá uma capacidade técnica muito superior” às anteriores.

A concretizar-se o projeto original, o Centro de Infecciologia terá 10 quartos de isolamento “de alto nível”, quatro de cuidados intensivos e outros com isolamento de biossegurança de nível três, ou seja, com as características de um laboratório.

Atualmente o CHUSJ tem nove quartos de pressão negativa, uma unidade de cuidados intensivos de seis camas com pressão negativa e 18 camas em enfermarias preparadas para colocar pressão negativa.