Análises laboratoriais pré-operatórias nas cirurgias de baixo risco

Recomendação

Escolha não prescrever análises laboratoriais pré-operatórias nas cirurgias de baixo risco quando não existe indicação clínica.

Justificação

As análises pré-operatórias (tradicionalmente hemograma, tempo de protrombina e aPTT, painel bioquímico básico e urina tipo II) realizadas a doentes propostos para cirurgia programada encontram-se, na sua maioria, dentro dos intervalos de referência. Verificou-se que os resultados destas análises influenciam o seguimento de menos de 3% dos doentes. Na quase totalidade dos casos de doentes clinicamente estáveis, mesmo tendo-se identificado um resultado fora dos intervalos de referência, não foram observadas complicações. As análises pré-operatórias são apropriadas para doentes sintomáticos e para doentes com fatores de risco, caso em que permitem definir o risco cirúrgico do doente.

A informação apresentada nesta recomendação tem um propósito informativo e não substitui uma consulta com um médico. Caso tenha alguma dúvida sobre o conteúdo desta recomendação e a sua aplicabilidade no seu caso particular, deve consultar o seu médico assistente.

Bibliografia

• Keay L, et al. Routine preoperative medical testing for cataract surgery. Cochrane Database Syst Rev. 2012 Mar 14;(3):CD007293.
  • Katz RI, et al. Survey study of anesthesiologists’ and surgeons’ ordering of unnecessary preoperative laboratory tests. Anesth Analg. 2011 Jan;112(1):207-12
  • Reynolds TM, et al. National Institute for Health and Clinical Excellence guidelines on preoperative tests: the use of routine preoperative tests for elective surgery. Ann Clin Biochem. 2006 Jan;43(Pt 1):13-6.
  • Toolkit: Drop the Pre-Op – A toolkit for reducing unnecessary visits and investigations in pre-operative clinics. Choosing Wisely Canada

Uma recomendação de:

Colégio da Especialidade de Patologia Clínica da Ordem dos Médicos